Luxemburgo valoriza empate em BH e diz que Corinthians 'virou a chave'

Luxemburgo valoriza empate em BH e diz que Corinthians 'virou a chave'
Agência Corinthians

O técnico Vanderlei Luxemburgo destacou que o empate do Corinthians em 1 a 1 com o Cruzeiro, ocorrido no último sábado no Mineirão durante a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, servirá para o time superar de vez a eliminação na Copa do Brasil.

Durante a coletiva de imprensa, Luxemburgo compartilhou suas preocupações sobre o clima interno no Corinthians após a derrota por 2 a 0 para o São Paulo na quarta-feira no Morumbi. Entretanto, ele tranquilizou a situação ao afirmar que gradualmente o grupo passou a focar nas próximas competições, ou seja, o Brasileirão e a Copa Sul-Americana, ambas programadas para o resto do ano.

– Estamos chateados, meu time ficou arriado após a perda, lá embaixo. Estávamos empenhados em fazer o Corinthians ganhar. Saímos de uma situação adversa para a semifinal da Copa do Brasil. Tenho que dar parabéns aos jogadores que vieram, os que ficaram em São Paulo não tinham emocional para jogar aqui. (...) Hoje, tirei alguns jogadores, botei outros e usamos o elenco. É analisar com calma e critério. Foi um empate com muito sacrifício e muita determinação para virar a chave. Tem que ficar para trás (a eliminação) – explicou Luxa.

– Foi difícil virar esse emocional, a gente percebia na concentração, a gente percebe, está com os jogadores todos os dias. Quando deixei uma parte em São Paulo, foi para quebrar isso. Quando saímos da Libertadores e disse que não tínhamos time para três competições, botamos jovens e eles amadureceram rápido. Fizeram jogo difícil no Peru, jogos internacionais... Hoje temos um elenco, uma pena que saímos na Copa do Brasil, mas temos um bom elenco à nossa disposição – completou.

Luxemburgo também justificou a preservação de alguns titulares, além das questões emocionais. O Corinthians está focado na partida de terça-feira contra o Estudiantes, marcada para às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana.

– Qual o problema de mudar (o foco) na Sul-Americana? É só questão de boa vontade. Saímos na Copa do Brasil, a Sul-Americana passou a ter importância para nós pois valoriza muito a ida para o Mundial. Quando você está numa empresa, você conversa com as pessoas.

– Quando o presidente me chama para conversar, quando falamos que o Brasileiro é prioridade, conversamos com presidente e Alessandro. Agora que saímos da Copa do Brasil, o presidente falou, é chegar lá em cima no Brasileiro para ir à Libertadores e também a Sul-Americana. Qual o problema? Tudo o que falo é conversado internamente – disse o técnico.

Para terça-feira, o Corinthians deve ter o retorno de nomes poupados neste sábado: são os casos de Gil, Fábio Santos, Renato Augusto e Yuri Alberto, entre outros.