Renato Augusto perdeu quase metade dos jogos do Corinthians no ano

Renato Augusto perdeu quase metade dos jogos do Corinthians no ano
Divulgação

O torcedor corintiano se acostumou a não poder contar com o meia Renato Augusto na temporada de 2023. O jogador ficou de fora em 48% dos jogos do Corinthians no ano e não pôde participar do dérbi do último domingo (3), na Neo Química Arena. Das 54 partidas do Timão no ano, o camisa 8 esteve presente em apenas 28.

As lesões têm sido um problema constante para o jogador neste ano. Na reta final do Campeonato Paulista, Renato sentiu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e ficou afastado dos gramados por um mês. Logo em seu retorno, contra o Liverpool-URU, o meia machucou o mesmo joelho e teve que passar por uma artroscopia no menisco.

Depois de quase dois meses afastado, o atleta conseguiu jogar quatro partidas consecutivas antes de se lesionar novamente, desta vez com um edema na panturrilha direita, durante o jogo contra o Cuiabá. Esse novo desconforto o afastou dos campos por mais um mês.

Nessa sequência recente, o meia vinha treinando e atuando normalmente, mas sempre com precaução devido ao seu histórico de lesões. A comissão técnica achou que, devido a uma dor muscular, o melhor seria não escalá-lo para o clássico contra o Palmeiras, para evitar agravar o problema.

A questão de Renato Augusto gerou discussões entre Vanderlei Luxemburgo e Bruno Mazziotti. Luxemburgo acreditava que Renato estava em condições de jogar contra o Goiás, na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, enquanto Mazziotti, fisioterapeuta e chefe do departamento médico do clube, achava que o ideal seria poupar o meia para o jogo contra o Estudiantes, em La Plata. Os dois tiveram discordâncias e discussões, com a palavra final do treinador prevalecendo.

Renato acabou atuando no segundo tempo contra o Goiás e até deu assistência para o gol de Maycon. Contra o Estudiantes, ele foi titular e jogou por 80 minutos, mas sem grande destaque.

Devido a um problema muscular, o meia foi poupado do dérbi. A expectativa da comissão técnica é que Renato esteja apto para jogar normalmente após a pausa da data Fifa.

O Corinthians voltará a campo no dia 14 deste mês, enfrentando o Fortaleza fora de casa. O jogo será válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.