Romeu Tuma Júnior é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians

Romeu Tuma Júnior é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians
Divulgação

O delegado de polícia e ex-deputado Romeu Tuma Júnior, de 63 anos, foi eleito o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians na noite desta quinta-feira, em eleição realizada no Parque São Jorge. O mandato é de três anos.

Conselheiro vitalício do Corinthians, Tuma foi apoiado pelo grupo da situação, liderado pelo presidente Augusto Melo, e recebeu 164 votos. Ele disputou a eleição com Jorge Kalil, ex-vice-presidente e também ex-diretor adjunto de futebol do clube, que teve 109 votos - dois conselheiros anularam o voto.

A eleição de Romeu Tuma Júnior é considerada uma vitória para a gestão de Augusto Melo, que agora tem um aliado em um cargo de suma importância para a gestão.

A presidência do Conselho é um um cargo relevante nos bastidores políticos. O órgão é responsável por aprovar contas e orçamentos e também tem poder de abrir processo de impeachment contra o presidente do clube.

Também cabe ao presidente do Conselho a convocação de reuniões extraordinárias e a nomeação de membros para comissões que discutem temas ou fazem apurações internas.

O antigo presidente do Conselho era o advogado Alexandre Husni, aliado de Andrés Sanchez.

Além da eleição para a presidência do Conselho, nesta noite foram definidas vagas no Conselho Fiscal, na Comissão de Ética e Disciplina e no Conselho de Orientação (CORI).

Informações ge