Urgente: António Oliveira será o novo técnico do Corinthians

Urgente: António Oliveira será o novo técnico do Corinthians
Divulgação

O Corinthians finalizou nas últimas horas a contratação do treinador português António Oliveira, queassinará um contrato válido por uma temporada, indo até dezembro de 2024.

Para concluir definitivamente o acordo, o Timão acertou o pagamento da multa rescisória com o Cuiabá, equipe com a qual o jovem treinador mantinha vínculo até o mesmo período: R$ 1,1 milhão.

António José Cardoso de Oliveira nasceu em Lisboa e atualmente tem 42 anos. Ex-zagueiro com passagens por clubes menores de Portugal, como Santa Clara, Casa Pia, Oriental e Fabril, iniciou sua carreira como auxiliar-técnico em 2012. Passou pelo Irã e Kuwait antes de ser chamado para integrar a equipe do Santos, como assistente de Jesualdo Ferreira. Foi no Santos que Antônio Oliveira começou a se destacar no cenário do futebol brasileiro.

Após deixar a Vila Belmiro, o português teve sua primeira oportunidade como treinador efetivo no Athletico-PR, em 2021. Ele deixou o cargo em setembro daquele ano, acumulando 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas, após ser eliminado na semifinal do Campeonato Paranaense. Livre no mercado, firmou contrato com o Cuiabá para a disputa da Série A de 2022. António Oliveira comandou o clube mato-grossense em 29 jogos na primeira divisão nacional, conquistando oito vitórias, sofrendo 12 derrotas e registrando nove empates. Deixou o Dourado ao término do contrato.

Na temporada seguinte, António Oliveira assinou com o Coritiba, sendo desligado em abril de 2023 após apenas 17 jogos, nos quais obteve sete vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Menos de um mês após sua saída do clube paranaense, retornou ao Cuiabá para dar continuidade à Série A de 2023. Foi reconhecido como o melhor técnico do Brasileirão em julho e conduziu o Dourado à melhor campanha da equipe na elite nacional.