Timão fecha 2023 com a pior sequência que já teve na Neo Química Arena

Timão fecha 2023 com a pior sequência que já teve na Neo Química Arena
Divulgação

A derrota para o Internacional por 2 a 1, no último sábado, sacramentou a pior sequência do Corinthians na história da Neo Química Arena: apenas duas vitórias em 12 jogos. A queda de rendimento como mandante é um recorde negativo para Mano Menezes e preocupa o goleiro Cássio.

O Corinthians só venceu duas vezes na Arena nos últimos três meses. Bateu Botafogo e Athletico, empatou com Goiás, Palmeiras, Grêmio, Fortaleza, Flamengo, América-MG, Santos e Atlético-MG, e perdeu de Bahia e Internacional. O aproveitamento em casa no período foi de 38,8%, o pior já registrado em 12 jogos seguidos em Itaquera.

Antes de sábado, a pior sequência do tipo havia sido ainda entre maio e setembro de 2021, nos tempos de Sylvinho. Daquela vez foram duas vitórias em 11 jogos seguidos.

O desempenho em casa também derruba os números de Mano Menezes. Na primeira passagem ele teve só uma derrota com o Corinthians em Itaquera – logo na inauguração, em 2014, naquele 1 a 0 do Figueirense. Nesta segunda, no entanto, já amargou duas derrotas seguidas em apenas oito dias, para Bahia e Inter.

– O fator casa é importantíssimo no futebol brasileiro. A maioria das equipes tem aproveitamento alto em casa. Em determinados momentos isso se torna uma pressão, você não consegue conviver com isso porque (jogar em casa) deveria ser positivo, mas alguns jogadores acabam se inibindo um pouco mais. É só temporário. Vamos voltar a vencer como sempre vencemos, no ano que vem será diferente – promete Mano Menezes.

Os tropeços seguidos em casa mantiveram o Corinthians preso à luta contra o rebaixamento até o último domingo, quando finalmente se garantiu matematicamente na próxima Série A. O alívio veio em vitórias fora de casa contra Grêmio e, mais importante, contra o Vasco há uma semana.

– Não conseguimos ser fortes dentro de casa (neste ano). Oscilamos muito e não podemos oscilar tanto dentro do nosso território. Se pegar as últimas partidas fora de casa, conseguimos pontuar bem, mas em casa, onde fomos muito fortes, acabamos perdendo. Em um campeonato tão equilibrado, não pode acontecer isso – admitiu Cássio depois da derrota de sábado.

O aproveitamento do Corinthians em casa neste ano foi de 62,2%, o quarto pior nas dez temporadas que mandou jogos na Arena. Foram três vitórias a menos e quatro tropeços a mais em relação a 2022, quando o aproveitamento foi de 69,4%.

Informações ge